sexta-feira, 13 de abril de 2012

Seminário do Profuncionário


Na quarta-feira, 11 de abril, os cursistas do Profuncionário de Feijó concluíram mais um módulo do Curso Técnico em Secretaria Escolar. O módulo Trabalho Escolar Escolar e Teorias Administrativas foi trabalhado através de Seminários realizados no Auditório do CEDUP. Os temas dos seminários foram diversificados e envolveu os 41 cursistas divididos em equipes de trabalho.
Valores e atitudes como responsabilidade, interesse, compromisso, interatividade e criatividade se fizeram presente em todos os grupos de trabalhos.
No seminário que tratou sobre Planejamento Escolar, foram convidados os diretores e coordenadores de ensino das escolas da rede estadual e municipal, para prestigiar e participar do trabalho apresentado pelos cursistas.
Os temas tratados foram os seguintes:

Grupo 1: Concepções de educação
Andréia Viana
Anna Bezerra
Haevery Dias
Ivana Almeida
Marilene Araújo
Marinete Ferreira

Objetivos:
  • Discutir diferentes concepções de educação que convivem tanto na sociedade quanto no interior da escola.
  • Examinar algumas das principais concepções de educação, partindo da ideia de que elas têm origem nas visões de mundo, homem e sociedade.

Grupo 2: As organizações como característica fundamental da sociedade moderna
Albertina Barbosa
Alcenir Freitas
Aurinete Passos
Fátima Nunes
Josefa Gomes
Leudes Maciel

Objetivos:
  • Discutir o conceito de organização no contexto da sociedade moderna.
  • Perceber a escola como uma organização social diferenciada das demais organizações sociais, em função da natureza e especificidade do trabalho que produz. 

Grupo 3: Teorias administrativas
Albenízia Freitas
Aurelaine Santos
Aurelena Oliveira
Francisca Maria Leitão
Lourdes Barbosa
Meire Cordeiro
Osvanízia Santos

Objetivos:
  • Discutir as teorias administrativas, também chamadas de teorias das organizações ou teorias organizacionais, cujo objeto de preocupação mais geral são as práticas desenvolvidas nas organizações.
  • Compreender que as teorias administrativas foram elaboradas em momentos históricos distintos e para serem aplicadas em diversas organizações, porém essas teorias acabaram repercutindo sobre a administração escolar.

Grupo 4: Política, planejamento e legislação educacional
Angela Ribeiro
Eliana Guimarães
Francisca Maria da Silva
Gerdegilson Aguiar
Jânia Carvalho
Rita Costa
Sebastiana Cordeiro

Objetivo:
  • Refletir sobre os conceitos de administração e planejamento articulados aos conceitos de política e legislação educacional. 

Grupo 5: Planejamento escolar
Cleoderlangia Silva
Edilcilene Macedo
Helena Fernandes
José Nogueira
Maria José Costa
Zenilda Ferreira

Objetivos:
  • Discutir o planejamento do trabalho da escola.
  • Identificar os principais elementos que a escola deve observar para organizar o seu trabalho, visando a contribuir para o alcance das diretrizes definidas pela política educacional em nosso país, de forma a atender, também, ao que é estabelecido pela legislação educacional vigente. 

Grupo 6: Ética e transparência no serviço público
Expedita Guimarães
Helena Paiva
Hilda Fequis
Olinda Monte
Raimunda Bezerra
Rosa Maria de Paiva
Valdeci Carvalho

Objetivos:
  • Refletir sobre o conceito de ética e como ela vem sendo valorizada dentro das organizações atualmente.
  • Compreender que a escola deve assegurar um padrão ético dos serviços que presta, por ser uma organização de caráter público.

Maria Cirlene Pontes de Paiva
Tutora do Profuncionário em Feijó



























































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